Terceira Idade On-Line

O TiO está de volta

Após cerca de um ano de ausência, o Portal do Projecto TIO – Terceira Idade Online  está de novo acessível através do endereço: www.projectotio.net .

O Projecto sofreu uma remodelação visual, perdeu as cores imperiais (amarelo e púrpura) mas ganhou um aspecto mais fresco, novos conteúdos e novas funcionalidades. Esta actualização foi co-financiada pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, enquadrada na Medida “Conteúdos”.

Criado em 1999, o Projecto TiO actualmente é gerido pela Associação Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo (VIDA), criada para dar continuidade a este e outros projectos intergeracionais, como é o caso do Projecto VIVER.

Para além dos conteúdos temáticos, presentes desde a sua fundação, sobre saúde, direitos e Instituições de acolhimento, o TiO disponibiliza agora um vasto conjunto de informações sobre temas mais actuais e do interesse dos “novos idosos”. Para além de responder a necessidades actuais, o Projecto pretende estimular expectativas futuras, dos “novos idosos.

Dos novos conteúdos, destacam-se as informações de como desenvolver actividades entre novos e mais idosos (intergeracionais) e novas modalidade de turismo sénior.

As Novas Tecnologias, ocupam duas secções, uma dirigida aos idosos, ajudando-os a configurar e proteger o computador de virus, entre outros assuntos e outra dirigida aos profissionais de Acção Social, Professores ou outros, que desejem criar espaços de aprendizagem para os idosos e aprofundar os seus conhecimentos acerca das tecnologias que podem ajudar no dia a dia dos idosos. Nessa  Secção,  denominada “Gerontotecnologia”, para além da apresentação desta nova ciência, encontram-se ainda informações, estatísticas e o convite, para a adesão ao recém criado Fórum de Debate “Gerontotecnologia”, que apoia as intenções do actual Governo para a adopção de um plano nacional de gerontotecnologia no primeiro semestre de 2006.
 
Recorde-se que apenas 2% da população portuguesa, com idades entre 55 e 74 anos, acede à Internet. Percentagem que contrasta com os 55% da Suécia. Com esta reabertura, a Associação VIDA e a equipe envolvida no Projecto TiO, esperam que os pontos de acesso e aprendizagem de informática, para os idosos, passem a ser uma realidade rotineira e não apenas uma extravagância, como ainda são vistos actualmente.
 
Contactos:
Teresa Almeida Pinto – Associação VIDA
Telefone: 22 7410133 | 93 413 1140
Email: vida@viver.org

Mensagem de Jorge Fernandes em acessibilidade

A Associação de Surdos do Porto (ASP), sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), mantém os mesmos objetivos desde a sua criação, que é defender os Direitos das Pessoas Surdas para que fiquem em pé de igualdade dos demais cidadãos, bem como zelar pelos seus deveres.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Contacte-nos