O TiO está de volta
Após cerca de um ano de ausência, o Portal do Projecto TIO – Terceira Idade Online está de novo acessível através do endereço: www.projectotio.net .
O Projecto sofreu uma remodelação visual, perdeu as cores imperiais (amarelo e púrpura) mas ganhou um aspecto mais fresco, novos conteúdos e novas funcionalidades. Esta actualização foi co-financiada pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, enquadrada na Medida “Conteúdos”.
Criado em 1999, o Projecto TiO actualmente é gerido pela Associação Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo (VIDA), criada para dar continuidade a este e outros projectos intergeracionais, como é o caso do Projecto VIVER.
Para além dos conteúdos temáticos, presentes desde a sua fundação, sobre saúde, direitos e Instituições de acolhimento, o TiO disponibiliza agora um vasto conjunto de informações sobre temas mais actuais e do interesse dos “novos idosos”. Para além de responder a necessidades actuais, o Projecto pretende estimular expectativas futuras, dos “novos idosos.
Dos novos conteúdos, destacam-se as informações de como desenvolver actividades entre novos e mais idosos (intergeracionais) e novas modalidade de turismo sénior.
As Novas Tecnologias, ocupam duas secções, uma dirigida aos idosos, ajudando-os a configurar e proteger o computador de virus, entre outros assuntos e outra dirigida aos profissionais de Acção Social, Professores ou outros, que desejem criar espaços de aprendizagem para os idosos e aprofundar os seus conhecimentos acerca das tecnologias que podem ajudar no dia a dia dos idosos. Nessa Secção, denominada “Gerontotecnologia”, para além da apresentação desta nova ciência, encontram-se ainda informações, estatísticas e o convite, para a adesão ao recém criado Fórum de Debate “Gerontotecnologia”, que apoia as intenções do actual Governo para a adopção de um plano nacional de gerontotecnologia no primeiro semestre de 2006.
Recorde-se que apenas 2% da população portuguesa, com idades entre 55 e 74 anos, acede à Internet. Percentagem que contrasta com os 55% da Suécia. Com esta reabertura, a Associação VIDA e a equipe envolvida no Projecto TiO, esperam que os pontos de acesso e aprendizagem de informática, para os idosos, passem a ser uma realidade rotineira e não apenas uma extravagância, como ainda são vistos actualmente.
Contactos:
Teresa Almeida Pinto – Associação VIDA
Telefone: 22 7410133 | 93 413 1140
Email: vida@viver.org
Mensagem de Jorge Fernandes em acessibilidade