METRIX
(Lusa, 02/11/2005)
Os portugueses com problemas de audição podem a partir de hoje adquirir um novo aparelho digital que reduz o barulho ambiente ao mesmo tempo que capta mais claramente as conversas, anunciou o Centro Auditivo Britânico.
Disponível no mercado nacional desde hoje, o mais moderno aparelho auditivo digital, o Metrix, vem equipado com um sistema que regula automaticamente o aparelho de forma a adaptá-lo aos diferentes barulhos e locais.
“Uma pessoa entra num espaço muito barulhento e, automaticamente, ele adapta-se ao local”, explicou a relações públicas do Centro Auditivo Britânico, Dora Santos.
Além desta capacidade, o Metrix consegue ainda abafar o barulho ambiente e “concentrar-se” numa conversa.
O novo aparelho consegue ainda captar apenas as conversações das pessoas que interessam ao utilizador.
“Por exemplo, estão várias pessoas numa sala a falar e o Metrix capta as conversas para onde o utilizador está direccionado”, acrescentou Dora Santos.
Equipado com um mini-computador, o Metrix regista todas as alterações sonoras sentidas ao longo do dia de forma a poder ser ajustado
automaticamente durante as consultas, “sem que o paciente tenha que recordar todas as situações incómodas”.
“O Metrix é programado por computador, porque tem uma memória que regista as horas que foi usado, em que espaços e em que volume”, explicou o presidente do Centro Auditivo Britânico, James Everitt.
O Metrix, cujo valor médio ronda os dois mil euros, está disponível a partir de hoje nos 13 centros existentes no país.