LGP um idioma oficial do Estado Português

Juventude Socialista vai propor Projecto de Lei para tornar a LGP um idioma oficial do Estado Português

IEL Lusa/Fim

Lisboa, 10 Dez 2003 (Lusa)

A Juventude Socialista está a preparar um projecto de lei para garantir o uso da língua gestual portuguesa em todas as repartições de serviços públicos e nos canais de televisão generalistas gratuitos.

A proposta enquadra-se no Ano Europeu das Pessoas Portadoras de Deficiência, que se assinala em 2003, e ficou decidida na última reunião da Comissão Nacional da JS, que decorreu no passado fim-de- semana, em Bragança.

“Dentro do espírito do que diz a Constituição [que estabelece, no artigo 74º, como dever do Estado “proteger e valorizar a língua gestual portuguesa”], queremos que os serviços públicos e as empresas concessionárias de serviços públicos tenham alguém capaz de comunicar com os cidadãos surdos”, disse à Agência Lusa a secretária-geral da JS, Jamila Madeira.

“Quanto aos canais de acesso aberto [os canais do Estado, SIC e TVI] queremos também que exista a garantia de comunicação para todos os programas, através de um intérprete ou de legendagem”, afirmou Jamila Madeira.

De acordo com a líder da JS, a garantia de comunicação deverá estender-se ainda ao atendimento nas unidades de saúde e a língua gestual portuguesa passará a ser um dos idiomas opcionais no ensino secundário.

O ante-projecto da JS salienta que o número de cidadãos portugueses surdos é cerca de 30 mil e considera que, “apesar de terem uma língua própria oficialmente reconhecida vêem-se privados dos mais elementares direitos”.

“Queremos a plena inclusão informativa, educacional e social dos cidadãos surdos, que muitas vezes se vêem num isolamento por via da incapacidade de comunicação”, declarou Jamila Madeira, explicando que o projecto definitivo da JS será entregue no Parlamento após consulta às associações representativas de Surdos.

A Associação de Surdos do Porto (ASP), sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), mantém os mesmos objetivos desde a sua criação, que é defender os Direitos das Pessoas Surdas para que fiquem em pé de igualdade dos demais cidadãos, bem como zelar pelos seus deveres.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Contacte-nos