Uma iniciativa inédita em Portugal
Informação à imprensa – 24 de Fevereiro de 2015
A Associação de Surdos do Porto lança a 1.ª Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa com o apoio do Prémio BPI Capacitar
A Associação de Surdos do Porto lança, no próximo dia 3 de Março, a primeira Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa (EVLGP), viabilizada pelo 1.º Prémio BPI Capacitar 2013.
A EVLGP é um projecto da Associação de Surdos do Porto, em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra, que tem como objetivo disponibilizar – através de uma plataforma de ensino à distância – uma oferta formativa em Língua Gestual Portuguesa (LGP) através de diferentes níveis de aprendizagem, aberta a toda a comunidade e de acesso gratuito.
A EVLGP será pioneira em Portugal no ensino à distância de Língua Gestual Portuguesa, sendo também raras as experiências internacionais neste âmbito. Numa primeira fase os conteúdos disponibilizados serão de domínio básico, sendo o seu grau de dificuldade aumentado gradualmente até atingir níveis médios e avançados.
A formação em Língua Gestual tem sido tradicionalmente presencial. A revolução na forma de organização do curso, abrindo a oportunidade de o realizar on-line, irá significar que um maior número de pessoas terão possibilidade de aprender LGP, ajudando assim a derrubar a maior barreira com que a Comunidade Surda Portuguesa se depara no dia-a-dia: a comunicação.
O projecto pretende ser o início de um longo caminho na construção do ensino à distância em língua gestual.
Sobre a Língua Gestual Portuguesa (LGP)
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é um sistema de signos, arbitrário e convencional, um veículo de expressão utilizado pela comunidade surda. A LGP não é considerada uma língua oficial, mas um idioma que com o lançamento da EVLGP fica acessível e disponível a todos os interessados.
Estima-se que as crianças surdas sofram um atraso de 5 a 7 anos no seu desenvolvimento cognitivo, pois muitos dos que contactam com elas não têm conhecimentos básicos de linguagem gestual. O lançamento da EVLGP visa exactamente estreitar os caminhos de comunicação entre o Mundo – Surdo e Ouvinte na procura de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A EVLGP está disponível no website http://www.lgpescolavirtual.pt
Sobre o Prémio BPI Capacitar
O Prémio BPI Capacitar tem por missão a promoção da melhoria da qualidade de vida e a integração social das pessoas com deficiência ou incapacidade permanente.
Criado em 2010, o Prémio BPI Capacitar atribuiu mais de 2.5 milhões de euros a instituições sem fins lucrativos para a implementação de 81 projectos de inclusão social, que abrangem mais de 20 mil beneficiários directos. Esta é uma das iniciativas mais relevantes de Responsabilidade Social Corporativa em Portugal.
Armando Baltazar (responsável do Departamento de Formação da ASPorto) departamento.formacao@asurdosporto.org.pt