Entrevista com a atriz Marta Melro

A personagem CILA CAPELO da Telenovela DEI-TE QUASE TUDO

Esta Entrevista, feita no dia 3 de Agosto de 2006, foi conduzida por Armando Baltazar. 

AB: Viva MARTA MELRO. Vamos manter uma pequena conversa informal. Ok?
Soubemos que integraste o elenco da novela MORANGOS COM AÇÚCAR onde ficaste a ser conhecida como XANA, a filha de Joca, e também o elenco de DEI-TE QUASE TUDO onde desempenhas a personagem de CILA CAPELO. Que te levou a frequentar este Curso de Língua Gestual? 

MM: Tive conhecimento através de uma Colega (Catarina) que também frequenta o Curso e decidi que seria importante como complemento para o meu trabalho e para ter contacto com uma forma de expressão diferente.

AB: Como te estás a sentir na aprendizagem da mesma? 

MM: Sinto-me fascinada com a aprendizagem e com a enorme barreira que será não fazer uso da voz para um expressar.

AB: Apesar de teres começado as Aulas apenas há três dias já estarás com uma perspetiva diferente da Comunidade Surda e dos seus membros? 

MM: Sim, até por ser quase o primeiro contacto que tive com a Vossa Comunidade.  

AB: Achas importante na tua Profissão ter conhecimentos de Língua Gestual? 

MM: Sim e muito até por só existir uma actriz que sabe Língua Gestual a trabalhar em televisão e achei que ter este complemento seria muito importante.

AB: Qual a tua opinião sobre o eventual Ensino da Língua Gestual às Crianças Ouvintes na Escola como uma disciplina de Língua Estrangeira? 

MM: Seria muito importante para as Crianças Ouvintes por aprenderem uma nova Língua, pelo contacto com uma forma de expressão diferente e pelo ajudar a abolir as barreiras de comunicação existentes.

AB: Qual émais fácil para ti: participar numa cena das filmagens ou frequentar as Aulas de Língua Gestual? Porquê? 

MM: Frequentar estas Aulas, visto que para trabalhar como actriz funciono com emoções muito fortes que afectam a minha vida pessoal. De qualquer forma estas duas coisas tão distintas estão a ser extremamente prazerosas para mim.

AB: Gostava deixasses aqui uma pequena mensagem… 

MM: Deveriam existir mais pontos de contacto entre as Comunidades Surda e Ouvinte porque com certeza todos aprenderiam e beneficiariam com isso.

AB: Muito Obrigado Marta Melro. Felicidades futuras para ti neste Curso e em toda a tua Vida profissional e pessoal.

A Associação de Surdos do Porto (ASP), sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), mantém os mesmos objetivos desde a sua criação, que é defender os Direitos das Pessoas Surdas para que fiquem em pé de igualdade dos demais cidadãos, bem como zelar pelos seus deveres.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Contacte-nos