Por Helena Neves, da agência LusaLisboa, 04 Out (Lusa) Um DVD de desenhos animados para crianças surdas vai ser lançado no próximo dia 20, um projecto pioneiro que pretende levar a fantasia aos meninos que vivem no mundo do silêncio.
“Portugal é o primeiro país do mundo a lançar um DVD para crianças com deficiência auditiva”, disse hoje à Agência Lusa o autor do projecto, Paulo Martinez.
A ideia surgiu quando Paulo Martinez assistiu a um espectáculo da cantora Paula Teixeira, que acompanha sempre as suas músicas com linguagem gestual, e que vai agora “traduzir” o DVD para as crianças surdas.
“Decidi alhear-me da música e concentrar-me na linguagem gestual e senti um grande vazio”, contou o autor do projecto à Lusa, explicando que procurou alcançar o mesmo estado emocional dos surdos quando assistem a um concerto.
Depois desta experiência, decidiu levar alguma alegria às crianças surdas através dos desenhos animados “Bob, o Construtor”, uma série de origem inglesa que trata de relações pessoais e sociais e que passa actualmente no canal 2 da RTP.
Tradutora de linguagem gestual, Paula Teixeira recebeu de “braços abertos” o convite para participar num projecto dirigido a crianças que, na sua opinião, “são sempre esquecidas”.
“É fantástico, sermos o primeiro país do mundo a lançar um DVD de desenhos animados para crianças surdas”, disse à Lusa Paula Teixeira, lamentando apenas que ninguém se tenha “lembrado disso há mais tempo”.
Para a tradutora, “é extraordinário estas crianças poderem perceber finalmente o que os bonecos dos desenhos animados estão a dizer e compreender a mensagem que pretendem transmitir”.
Paula Teixeira contou que já teve uma experiência do género em televisão, ao traduzir o programa do palhaço Batatton, e disse que a receptividade não podia ser melhor: “acharam fantástico, adoraram”.
“Gostava mesmo de trabalhar com crianças surdas e espero que haja muitas mais iniciativas destas”, frisou a cantora, que interpreta também as suas músicas com as mãos para que todos a possam compreender.
O DVD será distribuído pela LNK, que escolheu a série “Bob, o Construtor”, destinado a crianças em idade pré-escolar, por ser uma “série de sucesso entre as crianças” e passar uma mensagem positiva de entreajuda, disse à Agência Lusa o director de marketing da empresa, Pedro Almeida.
“O argumento de peso para lançarmos o DVD foi o facto de se dirigir a crianças surdas”, adiantou Pedro Almeida, afirmando que se conseguir fazer a felicidade de, pelo menos, dois meninos, o projecto “já foi um sucesso”.
O responsável disse ainda que o filme já foi apresentado experimentalmente a algumas crianças e a “reacção foi muito boa”.
notas da ASPorto:
Há uma incorrecção quando a Paula Teixeira afirma que será o primeiro DVD com desenhos animados para Crianças Surdas. Desde há anos que há vários Países que editam esses trabalhos.
Por outro lado quem ler a notícia fica com a idéia de que a Paula Teixeira fez isso como uma acçao de beneficiencia para as Crianças Surdas, faltando dizer o quanto se fez pagar por tal e como, por exemplo, se fez pagar – e bem – no tal BATATTOM…