Do Porto para o Mundo, Pedaços de 1 Manifesto

INFORMAÇÃO PARA AGENDA
“Do Porto para o Mundo, Pedaços de um Manifesto”
Campanha no Âmbito da Igualdade de Oportunidades para Todos
Data: 29 de Setembro de 2007

Horário:
14h30 às 18h30
Local de Realização:
Avenida dos Aliados Porto

O Espaço t – Associação para Apoio à integração Social e Comunitária vai realizar a Campanha denominada “Do Porto para o Mundo, Pedaços de um Manifesto”, que se realizará no dia 29 de Setembro de 2007 na Avenida dos Aliados no Porto, entre as 14:30h e as 18:30h.

No “Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos” onde se pretende sensibilizar a população para os benefícios de uma sociedade justa e coesa, o Espaço t arranca com uma campanha de sensibilização, que tem por finalidade combater atitudes e comportamentos discriminatórios, bem como informar os cidadãos sobre
os seus direitos e obrigações. Inscreve-se numa abordagem transversal do combate à discriminação, pondo em evidência os seus princípios essenciais e angariando o apoio activo do público à legislação em matéria de não-discriminação e de igualdade. Os dois grandes objectivos serão celebrar e facilitar a diversidade e lutar por uma sociedade mais coesa, ou seja, por um lado pretenderá alertar para o contributo positivo que todas as pessoas, independentemente dos respectivos sexo, origem racial ou étnica, religião ou crença, deficiência, idade e orientação sexual, podem dar à sociedade no seu conjunto e por outro procurará sensibilizar o público para a importância de promover boas relações entre os vários grupos que compõem a sociedade, em especial entre os jovens, bem como abolir os estereótipos, os preconceitos e a violência.


Assim, na Campanha denominada “Do Porto para o Mundo, Pedaços de um Manifesto”, que realizar-se-á no dia 29 de Setembro de 2007, o Espaço T, pretende convidar todos os cidadãos do Porto, a deslocarem-se aos Aliados para em conjunto pintarem uma tela de 300 metros de comprimento, como símbolo de união dos povos e da igualdade entre todos, numa perspectiva transversal da sociedade. A tela será posteriormente cortada em 300 pedaços com cerca de 1 metro cada um, que serão enviados no dia 12 de Outubro (numa cerimónia a realizar em local a definir), para todos os representantes máximos de todos os países reconhecidos ou não reconhecidos, assim como os representantes de organizações mundiais tais como a ONU, União Europeia, entre outros. Juntamente com o pedaço de tela, será pedido aos vários representantes, que coloquem a mesma num espaço representativo do seu país, como um símbolo de união entre os povos.
Segundo o presidente do Espaço T, Jorge Oliveira “A igualdade e o respeito entre os biliões de cidadãos que são a população humana, só existirá forçosamente, se os 300 representantes desses cidadãos tomarem medidas efectivas para a não – discriminação e tolerância entre os povos. Pretendemos com este gesto simbólico, criar um elo positivo entre Israel e a Palestina, a Índia e o Paquistão, a China e o Tibete; os Sérvios e os Kosovares, os cristãos e os muçulmanos, os ricos e os pobres, os pretos e os brancos, os homens e as mulheres, os homossexuais e os heterossexuais, os crentes e os ateus, os novos e os velhos, entre outros… o nosso desejo depende da vontade de todos e do respeito pela individualidade de cada um”. Para que o dia 29 de Setembro possa ficar na memória de todos, a Avenida dos Aliados será o palco da diversidade. Assim ao longo das quatro horas do evento, poderemos assistir a actuações tão diferentes como os Batucada Radical (Associação Mais Brasil); Hip Hop (Escola de Dança Soul Kool Puppets); música popular Russa, entre outros. Estarão ainda presentes stands de oito instituições que promovem a defesa da igualdade de oportunidades para todos. Todas as pessoas que participarem na pintura da tela terão direito a um certificado de participação. Resta ainda dizer, que este projecto conta com o apoio Institucional da Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer e da Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto; da ACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural e o INR – Instituto Nacional de Reabilitação.

Participe neste projecto divulgando-o, para que a Avenida dos Aliados se transforme numa grande massa humana e a tela seja pequena para a vontade de todos!

ver aqui o CARTAZ do Evento

ver aqui a INFORMAÇÃO para Agenda

A Associação de Surdos do Porto (ASP), sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), mantém os mesmos objetivos desde a sua criação, que é defender os Direitos das Pessoas Surdas para que fiquem em pé de igualdade dos demais cidadãos, bem como zelar pelos seus deveres.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Contacte-nos