Casal de Surdos cegos casa após namoro pela Internet

Casal cego e surdo se casa após namorar pela internet

GUILHERME AQUINO
da BBC Brasil, em Milão

Um casal, ambos cegos e surdos, deve se casar na manhã deste sábado no Instituto dos Cegos, em Milão, depois de um namoro pela internet.

Pinuccia Manenti, 66 anos, e Rodolfo Montaguti, de 68 anos, se conheceram há cerca de cinco anos durante passeios promovidos pelos institutos e organizações que dão assistência as pessoas deficientes.

“Mas de dois anos para cá, eles passaram a se comunicar por meio da internet e deu no que deu”, contou à BBC Brasil Maria Rosa, amiga íntima de Pinuccia desde 1970.

“É a primeira vez que ela se apaixonou por uma pessoa e ele também”, disse Maria Rosa, que não revela quem tomou a iniciativa no pedido de casamento.

Além de não enxergarem ou ouvirem, os dois tiveram o desenvolvimento da fala comprometido por causa da falta de audição.

Preparativos

O casal é muito religioso e o casamento será realizado por um padre da paróquia de Milão, no salão central do Instituto dos Cegos.

A lua-de-mel será na Terra Santa. Depois Pinuccia e Rodolfo vão viver num pequeno apartamento dentro do Instituto, onde ela passou praticamente toda a sua vida.

Nele, pelas mãos da professora Cherubina Bancolini, já falecida, ela aprendeu a ler e escrever pelo método Braille.

“Ela segue os sinais que traço com o meu indicador e eu fazia o mesmo com o seu dedo correndo sobre as letras em alto-relevo”, contou anos atrás sua mentora numa entrevista sobre a aluna.

A partir daí, Pinuccia descobriu o mundo.

Ela estudou até chegar à universidade. Além do italiano, aprendeu o inglês e o francês e passou a trabalhar como tradutora de livros.

Os funcionários e alunos do Instituto dos Cegos receberam a noticia do casamento com muita alegria.

“É um momento feliz para todos nós e que passa uma mensagem de esperança e de integração a todos que sofrem algum tipo de deficiência”, diz a BBC Brasil, Raffaela Caporaso, diretora do Instituto dos Cegos de Milão.

Artigo original >>

A Associação de Surdos do Porto (ASP), sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), mantém os mesmos objetivos desde a sua criação, que é defender os Direitos das Pessoas Surdas para que fiquem em pé de igualdade dos demais cidadãos, bem como zelar pelos seus deveres.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Contacte-nos