ASPorto instala Centro de Integração Profissional

O Espaço visa, entre outros, a inserção sócio-profissional dos deficientes auditivos

Isabel Forte – JN 11/12/2003

É um espaço pequenino, “mas é aqui que vai desenvolver-se uma enorme actividade”. Armando Baltazar, presidente da Associação de Surdos do Porto, mostrava-se sorridente com a abertura, oficial, do Centro de Integração Profissional para Surdos, no Bairro Monte da Bela.

Tanto mais que foi abençoado pelo Bispo do Porto: “Damos a bênção a esta Instituição, não com a finalidade de transformar este espaço num local sagrado, mas como prece a Deus para que aqui se cumpram os propósitos desejados”, disse D. Armindo.

Nem mais, adiantava o Governador Civil, Manuel Moreira: “É com enorme satisfação que vemos mais uma iniciativa louvável, no sentido de integrar os cidadãos com deficiência”.

O novo espaço, cedido pela autarquia portuense, pretende, a partir de agora, albergar uma série de actividades. Que vão ser desenvolvidas em parceria com a Associação de Pais para a Educação de Crianças Deficientes Auditivas do Porto, designadamente apoio escolar e social e cursos de Língua Gestual e de Internet para deficientes auditivos.

Nas instalações vai passar a funcionar, ainda, um Centro de Desporto para a Juventude Surda e Um Centro de Convívio para a Terceira Idade.

Mas o mais importante, salientou Armando Baltazar, vai ser o Centro de Integração Profissional. Um serviço que pretende apoiar Jovens Surdos à procura do primeiro emprego e Adultos Surdos desempregados.

A Associação de Surdos do Porto (ASP), sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), mantém os mesmos objetivos desde a sua criação, que é defender os Direitos das Pessoas Surdas para que fiquem em pé de igualdade dos demais cidadãos, bem como zelar pelos seus deveres.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Contacte-nos