EM DURBAN, ÁFRICA DO SUL
Dois Cidadãos Portugueses Surdos vão receber o Prémio de Mérito Social Nacional da Federação Mundial de Surdos, são eles Armando Baltazar e Helder Duarte que, entre mais algumas personalidades internacionais, o Presidente da Federação Mundial de Surdos vai agraciar no dia 24 de Julho de 2011. As comemorações terão lugar em Durban na África do Sul, no âmbito do encerramento da edição XVI do Congresso Mundial da FMS.
É a primeira vez que Portugal recebe o Prémio de Mérito Social Nacional da Federação Mundial de Surdos, mas o primeiro português surdo, com dupla nacionalidade, que recebeu o Prémio de Mérito de “First Class Internacional Social Award”, em 1999, durante o XIII Congresso Mundial da FMS na Austrália, foi o Padre Cyril B. Axelrod (surdo), que era, na altura, Presidente da Associação de Surdos de Macau e também missionário. Vive agora em Londres.
A Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) e a Comunidade Surda Portuguesa apresentaram a proposta das duas candidaturas para o Prémio de Mérito da FMS, que foram aprovadas sendo atribuído o prémio pela distinção dos dois candidatos no trabalho desenvolvido em prol da Comunidade Surda Portuguesa.