Glossário Surdo


LÍNGUA: Conjunto do vocabulário de um idioma, e das suas regras gramaticais. Cada Língua tem estilo e difere de um país para outro como por exemplo, Português, Inglês, LGP

LINGUAGEM: Conjunto de sinais falados, escritos ou gesticulados que serve ao homem para exprimir suas idéias e sentimentos. Como exemplo podemos utilizar: Linguagem computacional, linguagem dos insetos, etc.

LÍNGUA GESTUAL: É a Língua oficial dos Surdos e que possui a sua própria estrutura e gramática através do canal visual-gestual. Esse canal visual-gestual é composto por Canal Emissor (movimento das mãos e expressão facial e corporal) e Canal Receptor (olhos). A Língua Gestual é a Língua natural dos Surdos. Cada País tem a sua própria Língua Gestual que poderá também diferenciar nas várias Regiões desse País.

ASL - Língua de Sinais Americana

LGP - Língua Gestual Portuguesa

AUSLANG - Língua de Sinais Australiana

LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

MÍMICA: Expressão do pensamento por gestos, movimentos fisionômicos, etc. que imitam o que se quer fazer compreender. Por extensão, movimentos expressivos do corpo e, principalmente, do rosto.

GESTOS: Movimento do corpo, principalmente das mãos, cabeça e braços para exprimir idéias ou sentimentos, aspectos, fisionomias, parecer, semelhantes, acto ou movimento obsceno.

ORALISMO: É a filosofia educacional que só se preocupa com o ensino da língua oral através de vários métodos tais como: - verbo tonal, leitura labial e outros.

COMUNICAÇÃO TOTAL É a filosofia educacional que procura desenvolver todas as capacidades de comunicação tais como: a fala, audição, escrita, gestos, mímica...

BILINGUALISMO: É a utilização simultânea das duas modalidades de língua: a oral/auditiva e a gestual/vistual

CONFIGURAÇÃO DAS MÃOS: A forma que a mão assume na realização de um sinal, especialmente na utilização da Língua Gestual.

? 2003 - 2020 Associa??o de Surdos do Porto