Quem é o Surdocego?


São várias as definições que tentam esclarecer o que é a surdocegueira e definir o Surdocego de forma que possamos conhecê-lo melhor, para poder planejar o atendimento, elaborar os programas educacionais e também dar maior apoio às famílias .

Uma das definições mais antigas, de nosso conhecimento, diz: "Surdocegas são as crianças que têm dificuldades auditivas e visuais, cuja combinação resulta em problemas tão severos de comunicação e outros problemas de desenvolvimento e educação, que elas não podem ser integradas em programas educacionais especiais para deficientes auditivos ou para deficientes visuais." (citada por Lieke de Leuw em 1997, SP).

Actualmente temos uma postura diferente, preocupamo-nos em descobrir quais as possibilidades que a criança apresenta e as suas necessidades em vez de destacar as suas dificuldades. Assim mais facilmente se descobrem recursos para um atendimento eficaz.

Também existem outros recursos para reconhecer um Surdocego, e outras informações sobre o seu desenvolvimento. Temos conhecimento de crianças Surdocegas que desenvolveram condições para serem educadas juntamente com os Surdos, comunicando em Língua Gestual e usando o Braille para o conhecimento da leitura e escrita. Mas para que tal aconteça é necessário haver uma intervenção precoce.

Adaptação de um texto de
FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Brasil)

© 2003 - 2018 Associação de Surdos do Porto