Questões mais frequentes a propósito da Lí­ngua Gestual


1. A Língua Gestual é "universal"?

NÃO. Cada País, por vezes cada Região, tem uma Língua Gestual própria, testemunha duma Cultura e dos modos de vida que são exclusivos da Comundade Surda desse País ou Região.

2. É possível exprimir um pensamento totalmente abstracto na Língua Gestual?

SIM. Do mesmo modo que nas línguas orais.

3. Como pensa uma Pessoa Surda se não utiliza as palavras?

O pensamento se desenvolve à base de imagens, de sensações, duma impressão para se construir o pensamento... e das palavras escritas visto que estas lhe são próximas.

4. É difícil aprender a Língua Gestual?

SIM... e... NÃO. As Pessoas Ouvintes não estão habituadas a exprimirem-se numa base totalmente visual, nem de utilizarem as mãos e o corpo para tal. No entanto o nível de dificuldade depende igualmente das capacidades de cada uma.

5. Os Surdos "soletram" (dactitologam) todas as palavras para comunicar?

NÃO. Os Surdos utilizam os GESTOS que são as imagens simbólicas dos conceitos exprimidos. É o conjunto dos parâmetros do GESTO (*) assim como a expressão da face e o movimento do corpo que criam uma imagem precisa da ideia exprimida.

(*) Parâmetro do gesto = forma da(s) mão(s) - orientação da(s) mão(s) - lugar ocupado pela(s) mão(s) - direcção e velocidade do movimento executado.

6. Como se chama a Língua Gestual em Portugal?

Chama-se Língua Gestual Portuguesa, abreviadamente designada por LGP. Erroneamente ainda há muitas pessoas que continuam a designá-la por Linguagem Gestual.

7. Que diferença existe entre a Língua Gestual Portuguesa e o Português Gestual?

A Língua Gestual Portuguesa é uma verdadeira Língua com um léxico e uma gramática próprios. É a comunicação espontânea das Pessoas Surdas e, através do Mundo, cada Língua Gestual é a portadora da Cultura das Pessoas que a utilizam.
O Português Gestual é um método deturpado de comunicação que utilza o vocabulário da Língua Gestual Portuguesa numa estrutura gramatical e numa ordem pertencente à Língua Oral Portuguesa. Serve unicamente para mostrar a ordem dos gestos numa frase em Português mas não transmite de maneira válida o pensamento de alguém, visto não respeitar as regras gramaticais da Língua Gestual Portuguesa e a necessidade duma lógica visual.

8. Existe um Gesto para cada palavra em Português?

Como nas Línguas Orais, a Língua Gestual tem por vezes várias traduções diferentes (segundo os sentidos) para uma palavra de Português ou, ao inverso, um só Gesto permite traduzir várias palavras de Português.

? 2003 - 2020 Associa??o de Surdos do Porto