Portugal Fashion vai receber um desfile com Pessoas com Deficiência


A 17ª Edição Nacional do PORTUGAL FASHION vai receber pela primeira vez um desfile com pessoas portadoras de deficiência
 
O segundo dia do cartaz da 17ª Edição Nacional do PORTUGAL FASHION, no CACE cultural do Porto, vai receber o desfile MODA’R MENTALIDADES que visa a sensibilização social para a integração da pessoa com deficiência. Com organização da associação Corrente Jovem e da apresentadora e jornalista Fernanda Freitas e o apoio da Associação Nacional de Jovens Empresários. O desfile MODA’R MENTALIDADES vai abrir a tarde do dia 30 de Outubro, pelas 14h30, com apresentação de Fernanda Freitas e Mafalda Ribeiro, jornalista e jovem deficiente motora. Nesta que é já a III edição do MODA’R MENTALIDADES participarão representantes das instituições Cerci – Gaia, APPACDM – Porto, Elo Social, ACAPO e AP Surdos, bem como figuras públicas da área da televisão, teatro, música e desporto e manequins profissionais
 
O projecto MODA’R MENTALIDADES consiste num Desfile de Moda onde participam, ao lado de manequins profissionais e figuras públicas, jovens portadores de deficiência oriundos de várias instituições que trabalham no apoio à deficiência mental, motora, visual e auditiva. Este evento tem como principais objectivos a promoção da igualdade de oportunidades, da valorização estética, da visibilidade pública, do convívio e bem-estar da pessoa portadora de deficiência. Todos os desfiles têm tradução para língua gestual portuguesa.
 
O primeiro MODA’R MENTALIDADES realizou-se em 2004, no auditório da Faculdade da Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Vinte e cinco jovens com deficiência acompanhados de figuras públicas (Fernanda Freitas, Bibá Pitta, Carla Andrino, Helena Ramos, José Figueiras, Isabel Angelino, Ana Rocha, entre outros) desfilaram criações de Paulo Azenha e da Cercilis – Fábrica de Malhas da CERCI Lisboa.
 
A segunda edição decorreu em Março de 2005, inserido na Feira Social, que teve lugar na Praça do Comércio, em Lisboa. Em dois desfiles participaram mais de trinta jovens com deficiência. Contámos com a presença e colaboração de figuras públicas como: Fernanda Freitas e Mafalda Ribeiro (também na apresentação), Cláudia Semedo, Maya, Carla Matadinho, Sara Tavares, David Simões, Jamal, Patrícia Bull, Mónica Sintra, Margarida Pinto Correia, Fernando Pereira, Fernanda Freitas, César Mourão, Paula Teixeira, Gato, David Ripado, Filipe Gonçalves, Simara, Jorge Corrula, Paula Marcelo, entre outros. Os manequins apresentaram criações de Américo Tavar, feitas para a Fundação do Gil, criações das jovens estilistas Layza Almeida e Sandra Tavares e roupas da colecção da Timberland.
 
 
Sobre a Associação CORRENTE JOVEM:
 
Associação de Jovens para o Apoio à Pessoa Deficiente: fundada em 1995, é constituída por jovens voluntários que desenvolvem actividades sócio – culturais (danças de salão e artes plásticas), desportivas (ginástica e desportos colectivos) e outras (galas de Teatro, Música e Dança, excursões, fóruns de debate e cafés concertos) com o intuito de promover o bem-estar, o lazer, a integração e a promoção social da pessoa com deficiência. Sempre que possível a Associação pretende levar a cabo novos projectos para prosseguir os seus objectivos. Neste sentido, surgiu o projecto MODA’R MENTALIDADES.
 
 
Para mais informações, por favor contactar:
 
Mafalda Ribeiro – 917519301 e/ou Fernanda Freitas – 917332665
ribeiromafalda@gmail.com
 
Se necessitarem de fotografias para publicação das edições anteriores do MODA’R MENTALIDADES solicitem por e-mail. Obrigada.
 

? 2003 - 2021 Associa??o de Surdos do Porto