Em Atenas 2004

Lutador Silencioso


Correio da Manhã - 23/08/2004

Hugo Passos quer fazert-se ouvir nos Jogos Olímpicos

O silêncio faz parte da vida do lutador Hugo Passos que está em Atenas a viver um sonho. O ateta luso, surdo-mudo, espera chegar à final na luta greco-romana. Apesar da deficiência, o lutador do Casa Pia Atlético Clube, que já competiu em provas para deficientes, está a afirmar-se no Mundo daqueles que ouvem. E todos reconhecem que Hugo Passos, que recentemente tem treinado com elementos da selecção cubana, pode alcançar, a partir de quinta-feira, uma boa prestação em terras helénicas.

Hugo Passos, que foi pai há poucos dias, tem assim uma motivação-extra para tentar chegar à final. Mas a sua caminhada até Atenas não foi nada fácil. E só o conseguiu por convite da Federação Internacional de Luta Amadora, que o premiou depois de excelentes resultados internacionais. É que o apuramento não foi possível devido a uma arreliadora lesão no ombro esquerdo. Mas o prémio acabou por surgir e Hugo Passos lá vai para o tapete dar o seu melhor.

DERROTA POR NÃO OUVIR ÁRBITRO

A deficiência de Hugo Passos já lhe provocou alguns dissabores, tendo perdido combates por não ouvir o árbitro. Contudo, os juizes internacionais já conhecem bem o lutador português e estão alertados para a sua limitação, pelo que tentam dar as indicações de combate de frente para o atleta.

No currículo, Hugo Passos conta com o ouro no GP Espanha (2002 e 2003), 11.º no Europeu (2003) e medalha de prata no Europeu Sub-21.

? 2003 - 2021 Associa??o de Surdos do Porto