ASP - Associação de Surdos do Porto

Início

Pedido de Informações

Contactos

Pesquisa

| 21 Setembro 2017  | 2017/2018 - PARA OUVINTES - CURSOS DE LGP - VER INFORMAÇÕES NA SECÇÃO "CURSOS DE LGP PARA A COMUNIDADE OUVINTE"     2017/2018 - PARA OUVINTES - CURSOS DE LGP - VER INFORMAÇÕES NA SECÇÃO "CURSOS DE LGP PARA A COMUNIDADE OUVINTE"     2017/2018 - PARA OUVINTES - CURSOS DE LGP - VER INFORMAÇÕES NA SECÇÃO "CURSOS DE LGP PARA A COMUNIDADE OUVINTE"     

Qualidade

Departamento de Formação Profissional

CIPS - Centro de Integração Profissional para Surdos

Cursos de LGP para a Comunidade Ouvinte

Quem somos? O que fazemos?

Notícias e Informações

Informações em LGP

Os desenhos do Goulão

Porto a Cidade que amamos

A Surdez

Atividades (Plano e Relatório) e Contas (Orçamento e Relatório)

Ai que Saudades...

Comissão Provisória de Gestão

Cultura Surda

Cultura, Lazer e Juventude

Desporto

Diversos/Informações

Educação

Estatutos da ASPorto

Funcionários

Histórias de Vida

Legislação

Língua Gestual

Seniores Surdos

Surdez Cegueira

Ctilg

Terceira Idade On-Line


O TiO está de volta

Após cerca de um ano de ausência, o Portal do Projecto TIO - Terceira Idade Online  está de novo acessível através do endereço: www.projectotio.net .

O Projecto sofreu uma remodelação visual, perdeu as cores imperiais (amarelo e púrpura) mas ganhou um aspecto mais fresco, novos conteúdos e novas funcionalidades. Esta actualização foi co-financiada pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, enquadrada na Medida "Conteúdos".

Criado em 1999, o Projecto TiO actualmente é gerido pela Associação Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo (VIDA), criada para dar continuidade a este e outros projectos intergeracionais, como é o caso do Projecto VIVER.

Para além dos conteúdos temáticos, presentes desde a sua fundação, sobre saúde, direitos e Instituições de acolhimento, o TiO disponibiliza agora um vasto conjunto de informações sobre temas mais actuais e do interesse dos "novos idosos". Para além de responder a necessidades actuais, o Projecto pretende estimular expectativas futuras, dos "novos idosos.

Dos novos conteúdos, destacam-se as informações de como desenvolver actividades entre novos e mais idosos (intergeracionais) e novas modalidade de turismo sénior.

As Novas Tecnologias, ocupam duas secções, uma dirigida aos idosos, ajudando-os a configurar e proteger o computador de virus, entre outros assuntos e outra dirigida aos profissionais de Acção Social, Professores ou outros, que desejem criar espaços de aprendizagem para os idosos e aprofundar os seus conhecimentos acerca das tecnologias que podem ajudar no dia a dia dos idosos. Nessa  Secção,  denominada "Gerontotecnologia", para além da apresentação desta nova ciência, encontram-se ainda informações, estatísticas e o convite, para a adesão ao recém criado Fórum de Debate "Gerontotecnologia", que apoia as intenções do actual Governo para a adopção de um plano nacional de gerontotecnologia no primeiro semestre de 2006.
 
Recorde-se que apenas 2% da população portuguesa, com idades entre 55 e 74 anos, acede à Internet. Percentagem que contrasta com os 55% da Suécia. Com esta reabertura, a Associação VIDA e a equipe envolvida no Projecto TiO, esperam que os pontos de acesso e aprendizagem de informática, para os idosos, passem a ser uma realidade rotineira e não apenas uma extravagância, como ainda são vistos actualmente.
 
Contactos:
Teresa Almeida Pinto - Associação VIDA
Telefone: 22 7410133 | 93 413 1140
Email: vida@viver.org

Mensagem de Jorge Fernandes em acessibilidade

Imprimir este artigo          Enviar este artigo por email

 

 

© 2003 - 2017 Associação de Surdos do Porto