ASP - Associação de Surdos do Porto

Início

Pedido de Informações

Contactos

Pesquisa

| 19 Agosto 2022  | 2022 - PARA OUVINTES - CURSOS DE LGP - VER INFORMAÇÕES NA SECÇÃO "CURSOS DE LGP PARA A COMUNIDADE OUVINTE"     

Qualidade

Departamento de Formação Profissional

CIPS - Centro de Integração Profissional para Surdos

Cursos de LGP para a Comunidade Ouvinte

Quem somos? O que fazemos?

Notícias e Informações

Informações em LGP

Os desenhos do Goulão

Departamento da Pessoa Surdo Cega

Porto a Cidade que amamos

A Surdez

ORÇAMENTOS E CONTAS ANUAIS

Ai que Saudades...

Corpos Sociais

Cultura Surda

Cultura, Lazer e Juventude

Desporto

Diversos/Informações

Educação

Estatutos da ASPorto Originais

Estatutos ASPorto últimos em vigor

Funcionários

Histórias de Vida

Legislação

Língua Gestual

Seniores Surdos

Uma iniciativa inédita em Portugal

Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa (LGP)


Informação à imprensa – 24 de Fevereiro de 2015

A Associação de Surdos do Porto lança a 1.ª Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa com o apoio do Prémio BPI Capacitar

A Associação de Surdos do Porto lança, no próximo dia 3 de Março, a primeira Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa (EVLGP), viabilizada pelo 1.º Prémio BPI Capacitar 2013.

A EVLGP é um projecto da Associação de Surdos do Porto, em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra, que tem como objetivo disponibilizar - através de uma plataforma de ensino à distância – uma oferta formativa em Língua Gestual Portuguesa (LGP) através de diferentes níveis de aprendizagem, aberta a toda a comunidade e de acesso gratuito.

A EVLGP será pioneira em Portugal no ensino à distância de Língua Gestual Portuguesa, sendo também raras as experiências internacionais neste âmbito. Numa primeira fase os conteúdos disponibilizados serão de domínio básico, sendo o seu grau de dificuldade aumentado gradualmente até atingir níveis médios e avançados.

A formação em Língua Gestual tem sido tradicionalmente presencial. A revolução na forma de organização do curso, abrindo a oportunidade de o realizar on-line, irá significar que um maior número de pessoas terão possibilidade de aprender LGP, ajudando assim a derrubar a maior barreira com que a Comunidade Surda Portuguesa se depara no dia-a-dia: a comunicação.

O projecto pretende ser o início de um longo caminho na construção do ensino à distância em língua gestual.

Sobre a Língua Gestual Portuguesa (LGP)

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é um sistema de signos, arbitrário e convencional, um veículo de expressão utilizado pela comunidade surda. A LGP não é considerada uma língua oficial, mas um idioma que com o lançamento da EVLGP fica acessível e disponível a todos os interessados.

Estima-se que as crianças surdas sofram um atraso de 5 a 7 anos no seu desenvolvimento cognitivo, pois muitos dos que contactam com elas não têm conhecimentos básicos de linguagem gestual. O lançamento da EVLGP visa exactamente estreitar os caminhos de comunicação entre o Mundo – Surdo e Ouvinte na procura de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A EVLGP está disponível no website http://www.lgpescolavirtual.pt

Sobre o Prémio BPI Capacitar

O Prémio BPI Capacitar tem por missão a promoção da melhoria da qualidade de vida e a integração social das pessoas com deficiência ou incapacidade permanente.

Criado em 2010, o Prémio BPI Capacitar atribuiu mais de 2.5 milhões de euros a instituições sem fins lucrativos para a implementação de 81 projectos de inclusão social, que abrangem mais de 20 mil beneficiários directos. Esta é uma das iniciativas mais relevantes de Responsabilidade Social Corporativa em Portugal.

Armando Baltazar (responsável do Departamento de Formação da ASPorto) departamento.formacao@asurdosporto.org.pt

Imprimir este artigo          Enviar este artigo por email

 

 

© 2003 - 2022 Associação de Surdos do Porto