ASP - Associação de Surdos do Porto

Início

Pedido de Informações

Contactos

Pesquisa

| 26 Setembro 2017  | 2017/2018 - PARA OUVINTES - CURSOS DE LGP - VER INFORMAÇÕES NA SECÇÃO "CURSOS DE LGP PARA A COMUNIDADE OUVINTE"     2017/2018 - PARA OUVINTES - CURSOS DE LGP - VER INFORMAÇÕES NA SECÇÃO "CURSOS DE LGP PARA A COMUNIDADE OUVINTE"     2017/2018 - PARA OUVINTES - CURSOS DE LGP - VER INFORMAÇÕES NA SECÇÃO "CURSOS DE LGP PARA A COMUNIDADE OUVINTE"     

Qualidade

Departamento de Formação Profissional

CIPS - Centro de Integração Profissional para Surdos

Cursos de LGP para a Comunidade Ouvinte

Quem somos? O que fazemos?

Notícias e Informações

Informações em LGP

Os desenhos do Goulão

Porto a Cidade que amamos

A Surdez

Atividades (Plano e Relatório) e Contas (Orçamento e Relatório)

Ai que Saudades...

Comissão Provisória de Gestão

Cultura Surda

Cultura, Lazer e Juventude

Desporto

Diversos/Informações

Educação

Estatutos da ASPorto

Funcionários

Histórias de Vida

Legislação

Língua Gestual

Seniores Surdos

Surdez Cegueira

Ctilg

Uma iniciativa inédita em Portugal

Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa (LGP)


Informação à imprensa – 24 de Fevereiro de 2015

A Associação de Surdos do Porto lança a 1.ª Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa com o apoio do Prémio BPI Capacitar

A Associação de Surdos do Porto lança, no próximo dia 3 de Março, a primeira Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa (EVLGP), viabilizada pelo 1.º Prémio BPI Capacitar 2013.

A EVLGP é um projecto da Associação de Surdos do Porto, em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra, que tem como objetivo disponibilizar - através de uma plataforma de ensino à distância – uma oferta formativa em Língua Gestual Portuguesa (LGP) através de diferentes níveis de aprendizagem, aberta a toda a comunidade e de acesso gratuito.

A EVLGP será pioneira em Portugal no ensino à distância de Língua Gestual Portuguesa, sendo também raras as experiências internacionais neste âmbito. Numa primeira fase os conteúdos disponibilizados serão de domínio básico, sendo o seu grau de dificuldade aumentado gradualmente até atingir níveis médios e avançados.

A formação em Língua Gestual tem sido tradicionalmente presencial. A revolução na forma de organização do curso, abrindo a oportunidade de o realizar on-line, irá significar que um maior número de pessoas terão possibilidade de aprender LGP, ajudando assim a derrubar a maior barreira com que a Comunidade Surda Portuguesa se depara no dia-a-dia: a comunicação.

O projecto pretende ser o início de um longo caminho na construção do ensino à distância em língua gestual.

Sobre a Língua Gestual Portuguesa (LGP)

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é um sistema de signos, arbitrário e convencional, um veículo de expressão utilizado pela comunidade surda. A LGP não é considerada uma língua oficial, mas um idioma que com o lançamento da EVLGP fica acessível e disponível a todos os interessados.

Estima-se que as crianças surdas sofram um atraso de 5 a 7 anos no seu desenvolvimento cognitivo, pois muitos dos que contactam com elas não têm conhecimentos básicos de linguagem gestual. O lançamento da EVLGP visa exactamente estreitar os caminhos de comunicação entre o Mundo – Surdo e Ouvinte na procura de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A EVLGP está disponível no website http://www.lgpescolavirtual.pt

Sobre o Prémio BPI Capacitar

O Prémio BPI Capacitar tem por missão a promoção da melhoria da qualidade de vida e a integração social das pessoas com deficiência ou incapacidade permanente.

Criado em 2010, o Prémio BPI Capacitar atribuiu mais de 2.5 milhões de euros a instituições sem fins lucrativos para a implementação de 81 projectos de inclusão social, que abrangem mais de 20 mil beneficiários directos. Esta é uma das iniciativas mais relevantes de Responsabilidade Social Corporativa em Portugal.

Armando Baltazar (responsável do Departamento de Formação da ASPorto) departamento.formacao@asurdosporto.org.pt

Imprimir este artigo          Enviar este artigo por email

 

 

© 2003 - 2017 Associação de Surdos do Porto